Secretaria da Saúde
Foi eleita nova diretoria do conselho Municipal de Saúde de Sebastião Laranjeiras.
15/02/2018

O Conselho Municipal da Saúde tem o objetivo de ligar à população a administração do serviço de saúde pública, já que tais ações fortalecem o conselho, tornando importante no controle social.

O Conselho Municipal de Saúde de Sebastião Laranjeiras escolheu, em eleição na última quinta-feira (9/02), na sede da secretaria municipal, a nova diretoria para o exercício de Fevereiro 2018 a Fevereiro 2019.
O Conselho Municipal de Saúde trabalha e auxilia o Departamento Municipal de Saúde por um ano. O trabalho é regido pela resolução nº 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde.
De acordo com a presidente eleita e enfermeira representante das Unidades Básica de Saúde, Bárbara Alckmim membro efetiva do conselho munipal relata que o conselho atua na formulação e proposição de estratégias, no controle da execução das políticas de saúde e nos aspectos econômicos e financeiros. “O conselho é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo”, explica.
A enfermeira disse que a lei federal nº 8142/90 tornou-se um marco na luta pela democratização dos serviços de saúde. “Os conselhos são vitais para o exercício e controle do SUS (Sistema Único de Saúde)”, comenta.
“São realizadas reuniões mensais, onde os conselheiros recebem convocação formal enviada pelo presidente com dois dias de antecedência”, concluiu ao dizer que as reuniões acontecem na Sede da Secretaria de Saúde ,“Nosso plano de trabalho inclui o fortalecimento dos conselhos locais de saúde, estreitando o diálogo com o conselho municipal. Vamos desenvolver um trabalho conjunto para tratar das questões que possam melhorar ainda mais a qualidade da saúde pública no município”, afirma o Vice-presidente e Secretário de Saúde Geraldo Santos Guimarães.

COMPOSIÇÃO

Presidente:
Bárbara Cristina Alckmim

Vice-presidente:
Geraldo Santos Guimarães

Vice- secretaria: Iracy Silva Pinto Neta

Vice-secretária: Solange Sena Costa Breder

Coordenador das Comissões:
Marlos José de Castro Técio.

Autor: Ascom PMSL